Nova estação da Sanepar amplia saneamento em Quedas do Iguaçu, destaca Gugu Bueno
- Assessoria
- 13 de jun.
- 3 min de leitura
Obra de R$ 18 milhões amplia a capacidade de tratamento e viabiliza novas ligações nos bairros Primavera e Alto Recreio

O saneamento em Quedas do Iguaçu avançou com a entrega de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto da Sanepar, inaugurada no último sábado (13), com investimento de aproximadamente R$ 18 milhões.
A nova estrutura de saneamento em Quedas do Iguaçu amplia a capacidade de tratamento e cria condições para a expansão da rede coletora. A estação funciona em formato modular e tem capacidade para tratar 40 litros de esgoto por segundo. O processo conta com sistema de tratamento preliminar mecanizado, estação elevatória, tratamento principal feito por reatores biológicos e decantadores de alta taxa, tornando processo mais eficiente. Toda essa estrutura conta com um novo transformador de energia de alta potência e funciona com sistema de automação que pode ser monitorado de forma remota pelo Centro de Controle Operacional da Sanepar em Guarapuava.
A obra foi executada pelo Governo do Estado e à Sanepar, com articulação do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Gugu Bueno (PSD), em parceria com o governador Ratinho Junior, o prefeito Rafael Moura e o presidente da companhia, Wilson Bley.
“Esse é um recurso que conseguimos liberar com a presidência da Sanepar ainda no começo de 2024. É uma estação moderna, que vai nos possibilitar fazer novos investimentos na rede e buscar o nosso objetivo, que é chegar a pelo menos 90% do esgoto tratado em Quedas do Iguaçu”, afirmou Gugu Bueno.
A construção da estação era necessária para permitir novos investimentos na rede. Não basta levar a tubulação até as residências: é preciso ter uma estrutura capaz de receber, tratar e devolver o efluente ao meio ambiente dentro dos padrões exigidos.
O prefeito Rafael Moura afirmou que o investimento representa mais saúde pública e desenvolvimento sustentável para o município.
“O tratamento de esgoto é fundamental para uma comunidade evoluir com segurança, saúde e bem-estar da população. Essa nova unidade vai permitir que Quedas do Iguaçu amplie sua rede de esgoto e, com o novo convênio, dê início às obras nos bairros Primavera e Alto Recreio”, afirmou.
De acordo com a superintendente da Região Sudeste da Sanepar, Simone Alvarenga de Campos, a nova ETE recebe o esgoto coletado nas residências, realiza o tratamento e devolve o efluente tratado ao rio.
“A estação já está em plena operação e visa atender todo o esgotamento sanitário da cidade. Hoje Quedas do Iguaçu está com cerca de 60% de cobertura e, até 2033, precisa chegar a 90%. Esse esgoto precisa ser coletado e tratado, e essa estação terá capacidade para atender essa meta”, explicou.
Novas ligações
Paralelamente à inauguração, a Sanepar e a Prefeitura de Quedas do Iguaçu assinaram, na semana passada, um convênio de mais de R$ 3,2 milhões para ampliar a rede de esgoto nos bairros Primavera e Alto Recreio. Com as novas ligações, a cobertura do sistema deverá alcançar aproximadamente 68% do município.
Gugu Bueno destacou que o convênio representa o primeiro avanço viabilizado pela ampliação da capacidade de tratamento.
“Com essa nova estação, vamos conseguir novos investimentos para ampliar a rede de esgoto. Nesta semana, assinamos com a Sanepar e o prefeito Rafael Moura um convênio de R$ 3,2 milhões para começar essa ampliação, alcançando 68% da cidade. Mas o nosso objetivo é chegar a pelo menos 90%”, ressaltou.
Com a estação em funcionamento e o convênio de R$ 3,2 milhões, o saneamento em Quedas do Iguaçu avança para alcançar pelo menos 90% de cobertura.


Comentários