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Projeto de ampliação da PR-180 entre Cascavel e Boa Vista da Aparecida é doado ao DER-PR

  • Foto do escritor: Paola Carriel
    Paola Carriel
  • 7 de mai.
  • 3 min de leitura


Prefeitos Renato Silva e Eduardo Henrichs formalizam entrega do projeto técnico; deputado Gugu Bueno articula apoio junto ao Governo do Estado


Um passo decisivo foi dado para viabilizar a ampliação da PR-180 entre Cascavel e Boa Vista da Aparecida. Moradores e produtores rurais das regiões lindeiras doaram ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) o projeto executivo que contempla a modernização e ampliação da rodovia. A formalização da entrega ocorreu nesta semana, com participação dos prefeitos Renato Silva (Cascavel) e Eduardo Henrichs (Boa Vista), além do 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gugu Bueno.


O projeto técnico prevê a implantação de terceiras faixas nos trechos com maiores aclives, alargamento da pista, execução de acostamentos em toda a extensão e melhorias nas condições de segurança viária para motoristas, ciclistas e pedestres. A proposta também visa atender à crescente demanda logística da região e fomentar o turismo local, especialmente em Boa Vista da Aparecida.


“Recebi com muita satisfação essa notícia dos prefeitos Renato e Eduardo. Esse trecho da PR-180 infelizmente já foi palco de muitos acidentes, e esse projeto vem justamente para mudar essa realidade. São medidas que vão salvar vidas, melhorar a mobilidade e garantir mais segurança a todos que utilizam essa rodovia”, afirmou Gugu Bueno.


Segundo o prefeito de Cascavel, Renato Silva, a doação do projeto ao DER é resultado de uma visão integrada de desenvolvimento. “Pensar grande é pensar no coletivo. Essa ligação entre Cascavel e Boa Vista é estratégica, e o Gugu tem sido essencial na articulação com o governador Ratinho Junior para que esse sonho vire realidade”, destacou.


Já o prefeito de Boa Vista, Eduardo Henrichs, lembrou que a rodovia é uma das mais utilizadas por moradores e turistas. “Recebemos cerca de 30 mil visitantes em eventos e na temporada. Essa estrada também é rota de estudantes, pacientes e produtores. Agora, com esse projeto técnico, temos uma base sólida para buscar a execução junto ao Estado”, disse.


Com a conclusão do projeto, o próximo passo será trabalhar junto ao governador Ratinho Junior para garantir recursos para execução da obra, que deverá ocorrer por meio do Regime Diferenciado de Contratações Integradas (RDCi). O modelo acelera o processo licitatório, permitindo que projeto e obra sejam contratados em conjunto, com mais eficiência e agilidade.




ESTATÍSTICAS


A PR-180 tem histórico crítico de acidentes, segundo dados oficiais


De acordo com levantamento da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o trecho entre Cascavel e Boa Vista da Aparecida registrou 130 acidentes entre 2021 e abril de 2025. Desse total:

• 17 mortes foram confirmadas no local dos acidentes

• 2 pessoas morreram posteriormente


Distribuição dos acidentes por ano:

• 2021: 37 ocorrências

• 2022: 31

• 2023: 28

• 2024: 25

• 2025: 9 (até abril)


A ausência de acostamentos, faixa estreita e falta de terceiras faixas em trechos críticos têm sido fatores agravantes para a insegurança no tráfego da PR-180.




OBRIGATORIEDADE ACOSTAMENTOS


O deputado Gugu Bueno, em parceria com o deputado Evandro Araújo, é autor do Projeto de Lei nº 993/2023, que torna obrigatória a inclusão de acostamentos em todas as novas rodovias estaduais construídas no Paraná. A proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa e já recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).


O texto segue agora para análise em outras comissões e deve entrar em votação no plenário nas próximas semanas. A medida visa garantir mais segurança nas estradas paranaenses e evitar tragédias como as registradas em trechos críticos como o da PR-180.

 
 
 

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